segunda-feira, 9 de julho de 2012

Croquetes de Courgettes, os prometidos :-)

E tal como prometido, aqui deixo a tal receita da Revista "Sabe Bem, Faz bem" n.º7 (maio/junho 2012) do Pingo Doce. Experimentei hoje, com algumas adaptações para aproveitar o que tinha no frigorífico (mas indico a original). Creio que constava como entrada, na parte dedicada às crianças.
Peço desculpa se faltar alguma coisa, mas foi apontada em cima do joelho :-)

Ingredientes:

-1200 g de courgettes (eu pus 3 grandes e uma pequena, deu umas 100 g a mais)
- 1 ovo;
- 50 g de requeijão (eu usei Ricotta);
- 40 g de parmesão (eu usei mozarella ralada);
- 1 c. chá de sal;
- 2 folhas de hortelã (não pus);
- 2 c. sopa de pão ralado (usei do meu aromatizado com alho);
- noz moscada qb;
- 1 c. sopa azeite (para untar o tabuleiro - não usei)
- Não constava da receita: fécula de batata (já explico).

Como fiz:

Lavei as courgettes e cortei as pontas. Triturei na Bimby (o objetivo é ralar). Depois, salpiquei com o sal, e coloquei num escorredor, com um recipiente por cima para calcar. O objetivo é retirar o máximo de água possível (usei uma taça pirex que é pesadita). Eu deixei assim, e fui calcando, durante cerca de 30 min, e retirei cerca de 300 mL de água. Mas até devia ter deixado mais tempo.

A courgette ralada a escorrer



A "água" que retirei!

Depois, misturei os queijos, a noz moscada e o ovo (aqui deveria colocar a hortelã, mas não usei).
De seguida, para moldar os croquetes, como achei que estava muito húmido (daí sugerir escorrer durante mais que a meia hora indicada), misturei um pouco de fécula de batata, até ficar com a consistência adequada para moldar.
Passei pelo pão ralado.
Como usei a tal folha anti-aderente, não untei o tabuleiro com azeite, como indicado na receita original. Após ter terminado de moldar, os primeiros croquetes estavam mais molengos, ainda tinham água em excesso. Nunca me tinha apercebido da quantidade de água que as courgettes têm!

Deu para estes croquetes todos (antes de irem ao forno)
 Pré aqueci o forno a 200 graus e era suposto estar pronto em 30 min. No meu forno, cozinhei durante 30 min a 200 graus e mais 15 a 180 graus.

Ficaram assim:

Croquetes de courgette

Amanhã comerei ao almoço e depois digo de minha justiça :-) Atualização: Muito bons! Suaves e estaladiços qb. Mas de facto as ervas aromáticas devem fazer ali um brilharete (para a próxima acho que vou experimentar com manjericão)! Recomendo!

Quanto a comes e bebes estes dias...grunffff...não correu nem bem, nem mal, mas fui passear no domingo, pela natureza adentro, e foi muito agradável.

No sábado portei-me bem. No domingo, tive direito a petiscos serranos...e a falta de ir ao wc em ambos os dias, para variar...Hoje foi assim:

PA: chá de anis (e mais umas ervas). Não sou apreciadora, mas tinha ali umas saquetas e como tenho de dar cabo de tudo, lá foi; 1 fatia de pão integral e um triângulo vache que ri. Café no trabalho.
MM: laranja e café;
Almoço: salada (alface, agriões e tomate), com atum ao natural, azeite para temperar. Café
Lanche: iogurte;
Lanche 2: 3 bolachas de arroz com vache que ri (como tive de roda da cozinha, jantei mais tarde eestava com fomeca)
Jantar: sopa
WC: médio
Água: cerca de 2 L (e um chá de manhã)

Em princípio 4.ª feira vou dar sangue, já que vou estar amanhã e depois a trabalhar mais perto de casa (e do hospital). Ia esperar pelo fim do mês, quando entrasse de férias, mas dados os apelos, vou já, pois está mesmo agora a fazer os 4 meses desde a última dádiva.



2 comentários:

  1. Olá Papoila! :D

    Então depois diz se gostaste dos croquetes ou não ;) À primeira vista parecem-me uma boa ideia ;)

    Eu acho que a tua alimentação é impecável ;)

    Beijinhos e boa noite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. Já atualizei o post. Gostei do resultado, mas a hortelã ou outras ervas aromáticas iriam dar um toque especial. De resto, recomendo :-)
      Beijinhos e bons estudos!

      Eliminar