sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sobre a obstipação (prisão de ventre)

Desculpem lá o tema, mas para mim é super importante nesta fase de dieta.

Partilho convosco este artigo, que vem ao encontro do que o acupunctor que frequentei me falou: Obstipação – Apresentação de um Caso Clínico, e como é um tema que afeta sempre alguém em certas alturas, aqui vai.

(só não refere que a redução de ingestão de gorduras também influencia)

Nota: hoje ao PA tomei o chá da Diese (sem barriga) e já se passou qq coisita...pouca, mas pronto, melhor que nada :-)

Ah, sei que há exercícios de Yoga que ajudam (Miss Betterme, tu que praticas, é verdade, não é?).

Numa aula que experimentei, a professora falou-me de uma posição (obviamente não me recordo do nome, mas é parecida com a referida no blog abaixo - Uttanasana, mas sentada), mas que basicamente era sentada no chão, com as pernas juntas e esticadas para a frente, e era tentar chegar aos pés (ou tornozelos, ou onde a flexibilidade permitir) e manter algum tempo, respirando, claro.

Estava a tentar pesquisar (mas tenho pouco tempo, desculpem), e encontrei este site: Yoga Poses to Ease Constipation (em inglês constipation é obstipação para nós), onde constam vários exercícios. Yesssss! Meninas que percebem deste assunto, podem dizer de sua justiça? Para mim seria a melhor solução, nada de chás ou comprimidos :-) Vou experimentar!

Até jáá


13 comentários:

  1. O que resulta muito bem para mim (para além da fruta madura, como ameixas ou kiwis) é exercício físico. Por isso acho que deves apostar nos tais exercícios que referes.
    Basta-me uma caminhada mais longa para tudo desenvolver como deve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Cat. Eu quando fazia caminhadas tb era tiro e queda. às x tinha quase que vir a fugir para casa ;-) Mas desde que tenho a lesão no meu pé, que me deixei de caminhadas, e tenho de fazer exercícios que não me façam doer. Acho que aqueles de Yoga me vão ajudar. Beijinhos

      Eliminar
  2. Também fiquei curiosa com esses exercícios, podem vir a dar muito jeito. Depois partilha a tua experiência. Espero que passe depressa * beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, Dany, não sei se foi de comer algumas coisas fora do plano (os fds tramam-me sempre! nomeadamente aveia), a coisa funcionou bem. O mal da aveia são outros efeitos desagradáveis, bolas, mas não vou continuar com assuntos destes logo pela manhã , lol. Mas aqui há tempos, e em relação a exercícios, reparei que quando estava algum tempo de cócoras a fazer alguma coisa, tinha de ir a correr despachar a coisa. Afinal, é a melhor posição que a natureza nos deu, certo? Mas sim, vou experimentar tuuuuuudo! Beijinhos

      Eliminar
  3. Melancia e figos, mexe logo com o meu intestino haha xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Garfiel! Figos adoro, mas são mto calóricos para esta fase em que preciso de perder banhoca. Melnacia tenho muita pena mas não gosto :-( Sortuda! :-) Vou tentar os exercícios :-) beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, realmente é um assunto sensível. LOL!
    Concordo com a Cat quando diz que as caminhadas ajudam. De resto, beber bastante água, juntar sementes de chia ao iogurte ou papas de aveia. Iogurtes pro-bióticos (tipo Activia). Sopa de legumes verdes. Fruta, como kiwis e manga madura. ..
    No Continente também tem um chá bastante bom, da Cem Porcento, 'Sem barriga' e em um sabor muito mais agradável do que o da Diese: uma chávena de manhã e outra à noite. Pelo menos a mim ajuda-me bastante.
    Comprimidos só em desespero de causa.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá C. :-) O meu problema apenas se manifesta quando faço "dieta", e pelo que o acupunctor me explicou, e uma vez que faço tudo o resto que é recomendado (água, fibras, legumes, iogurtes, ameixas, kiwis, e até ginástica, embora não todos os dias, mas tento), dever-se-á à redução da quantidade de gordura na alimentação (atenção eu tempero os legumes e saladas com azeite, faço comida e sopa com azeite, tenho juntado algumas sementes de abóbora, e vou ainda tentar nozes ou outros frutos secos). Esses chás que referes eu tb já os experimentei, e sei que resultam, mas tento só em último caso (normalmente têm sene que é super laxante. Uma x chegue a tomar infusão de folhas de sene e ia morrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeendo). Mas vou ver como corre a semana com os exercícios e talvez pondo um pouco de flocos de aveia no iogurte. Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  5. Eu também tenho muitas crises de prisão de ventre... geralmente bebo bastante chá verde, como kiwis, figos, ameixas. Faço também alguns abdominais. Se não resolver aí tenho mesmo de recorrer ao chá de sene.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela. É tramado. Olha, hoje experimentei adicionar 3 colheres de chá de flocos de aveia ao iogurte, a meio da manhã, e (imaginem a figurinha), fui para a wc e pus-me de cócoras. E na é que resultou? Não sei se foi sorte de principiante, mas vou continuar :-)

      Eliminar
  6. Comigo, as pêras, ameixas e kiwis resultam muito bem. Se for pela manhã em jejum é certinho! Espero que ajude!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara. Obrigada :-) Eu costumo comer o kiwi em jejum, e agora que ainda há ameixas costuma ser o meu lanche a meio da manhã. mesmo assim, por vezes não funciona. No entanto esta semana comecei a fazer exercícios de yoga em casa, com calma, pq não quero agravar a dor nas costas, antes pelo contrário. Faço as posições que conheço, e inclui algumas das que falei neste post. E o certo é que as idas ao wc têm corrido bem, todos os dias ;-) Beijinhos

      Eliminar
  7. Em atualização, agora que já pratico yoga com mais regularidade, de facto há várias posturas (asanas) que ajudam ao melhor funcionamento do intestino. Uma é a que referi no post. Sentada em 90 graus, e chegar até aos pés (ou pernas, conforme se consiga), inspirando e ao expirar tentar ir um pouco mais com a cabeça em direção às coxas, dentro dos limites de cada um. Há muitas outras, mas essa e basicamente esatr de cócoras resultam sempre :-)

    ResponderEliminar