sábado, 25 de agosto de 2012

Fim de semana para o relax



Assim o espero!
Quando me percebi que agosto está a terminar, e o trabalho vai começar a aumentar em flecha durante o próximo mês e meio...deu-me uma coisa! Tenho mesmo de relaxar!

Para não entrar em stress por pesos de consciência, já estou nas lides domésticas básicas (roupa, wc, cozinha), sim, porque coisa que não sou é escrava das limpezas, mas obviamente que não gosto de confusão e sujidade à minha volta. Mais logo vou ter com o meu pai, que vai embora amanhã. Como está sempre a levantar-se vento à tarde, acho que devemos ficar pela piscina. Não gosto muito, mas a casa dele tem uma bela vista, tranquilizadora! Depois tenho de ir buscar a minha mãe, que anda numa depressão que só visto. Estive a fazer um trato com ela...se ela for agora dar uma passeio à beira do rio, logo mais vou buscá-la e fica cá a dormir. Lá ver! Odeio esta doença! É uma impotência!!! Ver as pessoas apenas a sobreviver, sem conseguir ver as pequenas e simples coisas boas da vida, focando-se muitas vezes em também pequenas coisas...que não interessam ao menino...Mas sei que é complicado, e que quem as vive vê-se num emaranhado de sentimentos difíceis de abandonar. Mas vou tentando, ao meu jeito (que sei mtas vezes não ser o melhor...). Família é família.

Bom...quanto a comes e bebes, para ver se me redimo dos últimos tempos, vou transcrever resumidamente o plano que me foi atribuído. Ah...Fazer as várias refeições cerca de 3-3 horas (não menos de 2 horas entre refeições. Ás x não consigo cumprir, ou pq tenho alguma reunião, ou pq ainda levo algum tempo a chegar a casa, ir a compras e fazer jantar...aqui sei que tenho de corrigir, mas como não tenho mto apetite, acabo por deixar passar).

(em jejum, dado o meu intestino malandro, agora estou a comer um kiwi.Depois tomo o PA)
PA: 25 g de pão (alterno entre o de cereais, integral, centeio), com 1 triângulo vache que ri, ou 1 queijo fresco magro; ou 1 fatia de queijo magro, ou com queijo de barrar magro, ou requeijão, ou 1 fatia de fiambre (peru ou frango). Acompanho do chá (vou variando). Ao chegar ao trabalho, café. Comparativamente ao que fazia anteriormente: apenas reduzi na quantidade de pão. Na primeira semana ficava com uma sensação de vazio, mas passado pouco tempo passava (acho que tb era psicológico). Agora fico bem.

MM: na 1.ª semana fazia 1 iogurte magro sólido aroma com 1 peça de fruta, mas optei por deixar esse lanche para a tarde, pois ficava muito cheia para o almoço. Assim, normalmente como fruta e 2 bolachas de arroz tufado (que compro nos hipermercados, na zona da dietética). O n.º de peças de fruta ou tamanho depende da própria fruta. Por exemplo, uma fatia de meloa média, ou 2 ameixas, ou 1 maça pequena, ou 1 laranja, etc.
Para acompanhar também podem ser 2 tostas, mas como têm mais calorias, prefiro as bolachas de arroz, que gosto, saciam e têm cerca de 30 kcal cada.

Almoço: cerca de 90 g de carnes brancas ou peixe, ou soja/tofu, etc. (uma fonte de proteína, retirar peles, gorduras, e preferir estufados, cozidos, grelhados,assados sem gordura. A mim não me complica, pq nunca abusei de gorduras para cozinhar. E não como fritos, só os de natal, no Natal :-)), acompanhado (e aqui é a grande diferença em relação ao que fazia) sempre de uma fonte de hidratos de carbono (2 colheres de sopa de arroz-faço integral e congelo em doses individuais; ou 2 colheres de sopa de massa-ainda só fiz 1 vez, esparguete tb integral. Não congelei, deu para 3 refeições; ou 1 batata (tamanho de 1 ovo) ou 3 colheres de sopa de leguminosas cozidas; e ainda acompanhado de salada ou legumes (1 chávena almoçadeira). Como estou tão pouco habituada a comer acompanhamentos de HC, por vezes esqueço-me, mas é importante!

Lanche1: normalmente faço o tal de iogurte magro sólido aromas com 1 peça de fruta
Lanche2: se comer mais tarde, poderá ser 1 iogurte (sempre sólido, sem pedaços, natural ou aroma. Posso adoçar, tenho usado Stevia, não conhecia e basta uma saqueta que fica bom. A Canderel também já vende, mas as minhas foram compradas numa ervanária, são bio e tal).

Jantar: 90 g de carne ou peixe (como ao almoço)+ 1 chávena almoçadeira de salada ou legumes; ou então sopa (sem batata, arroz ou massas) com 1 queijinho fresco magro, ou 1 fatia de fiambre (às x como um triângulo vache que ri magro); ou salada (exceto leguminosas, milho, batata, e juntar uma fonte de proteína (atum ao natural, frango desfiado, peru, queijo, ovo cozido, delícias do mar...). Muitas x ponho a olho o frango assado desfiado ou bife de peru grelhado, e depois peso, e fico bem com cerca de 40 a 50 g.

Ceia (se tiver fome por ex a meio da noite) - felizmente não tenho tido :-)
1 iogurte sólido magro ou 1 chavena de chá e 2 bolachas de arroz tufado/tostas

E pronto, beber mta aguinha (entre 1,5-3 L, moderar o uso de gorduras (ex,até 2 colheres de sopa de azeite por dia. às x na salada uso molho de vinagre com ervas e alho, que posso, dá um sabor bom e praticamente não tem calorias). Nota: mais uma vez refiro que o plano foi desenhado para mim, tendo em conta os meus gostos, as minhas necessidades, o meu estilo de vida. Poderá não ser adaptado às outras pessoas. Mas o que me parece interessante é que, mesmo com toda a variedade de alimentos por refeição (incluindo os hidratos de carbono), tenho vindo a perder peso, e de facto, fomeca na tenho :-) Só me falta mesmo a atividade física :-(

Assim, hoje:

PA (9h15): kiwi, pão 8 cereais e 1 vache que ri; chá Lipton; café
MM: devia ser às 12h15, mas vai cair em cima do almoço, pelo que mto provavelmente nem vou comer nada, pois vou almoçar pelas 12h30-13h.
Almoço: vai ser a Pizza falsa (que está noutros posts), em que o recheio foi tomate, atum, cogumelos, cenoura. A acompanhar de 2 c. sopa de arroz e salada variada.
Lanche: será 1 iogurte magro de aroma com 1 pêssego;
Jantar: deverá ser salada com frango assado desfiado, polvilhado com sementes de linhaça moída, fio de azeite.

Pronto, é isto :-)

Bom fds

Sem comentários:

Enviar um comentário