terça-feira, 3 de julho de 2012

Quase pizza, quase...

Ora depois de ter consultado o blog da "Pizza" http://pizzacomfiambreequeijo.blogspot.pt/

e ter visto lá a receita dela de massa de pizza sem hidratos, resolvi experimentar, com as minhas adaptações (mania esta a minha...depois queixo-me porque não fica igual).
Apesar de que, quando faço pizza (embora poucas vezes), o faço com farinha integral e tento que fique fininha (depois de ter conhecido a Bimby, nunca mais comprei uma série de alimentos processados, pois num instante se fazem imensas coisas, com os ingredientes que queremos, o que além de ser mais económico, poderá ser mais saudável, basta querer!), achei que substituir a massa por couve-flor podia ser uma alternativa saudável a dar a este legume que não aprecio especialmente (mas tento).
Assim, e já que tinha ali uma couve à espera para quiçá acompanhar um peixinho cozido ou fazer um empadão (em lugar do puré de batata), decidi experimentar.

E fiz assim:

Ingredientes:

- 1 couve-flor (920 g);
- 3 dentes de alho;
- 10 g de flocos de aveia (não quis inventar muito);
- 3 colheres de sopa de leite (olhómetro, não medi);
- Uma pitada de sal;
- 1 ovo.

Para o recheio:

- Miolo de camarões;
- Cebola;
- Polpa de tomate;
- Queijo ricota (1 embalagem da Venchiaredo, 250 g, terá cerca de 330 kcal);
- Oregãos e mangericão;
- Sal;
- Azeite.

Como fiz:

- Triturei a couve-flor com o alho na Bimby. Juntei o ovo, a aveia, o leite e o sal, e misturei na velocidade 3 durante uns 30 segundos (achei que a aveia e o leite poderão ajudar a uniformizar tudo, mas se não correr bem, para a próxima acho que cozo um pouco antes, para adquirir aquela consistência mais melada e depois junto tudo).
Na receita da "Pizza" ela junta à couve o ovo, queijo mozarella light e oregãos. Ela dispõe tudo sobre papel de alumínio untado com azeite. Eu usei aquela folha reutilizável "cookasheet", sem azeite (não chegou a 2€ no Continente, e dá para utilizar cerca de 250 vezes, de acordo com o fabricante, sem necessidade de utilizar gorduras, corta-se à medida, dá para forno, microondas, lavar à mão ou na máquina, etc. O material é PTFE ou Teflon, não tóxico. No entanto, não o uso sempre, tal como não uso o microondas sempre...moderação devia ser a nossa regra...);

Coloquei a mistura sobre a folha
e levei ao forno, a 180 graus durante 35 min (até ficar douradinha).

O meu forno é um chato, a 180 graus tenho sempre de cozinhar durante mais tempo. Mas como fiz pão ao mesmo tempo também não ajudou.
Depois, reguei com um fio de azeite, coloquei cebola às rodelas, polpa de tomate, oregãos, mangericão, sal e os camarões

e levei 10-15 min ao forno.
Barrei com o queijo ricota. Levei mais 5-10 min ao forno. Apaguei o forno e deixei estar mais uns minutos.

Ficou assim:
Falsa pizza com base de couve-flor
Nota: embora não utilize muitas vezes, gosto particularmente do queijo ricota. Não é dos mais gordos, é rico em cálcio e presta-se a imensas receitas, dando um saborinho maravilhoso.
Quando parti para separar em caixas vi que a base ficou mole, exceto nas pontas. Também não estava à espera que ficasse crocante, mas o que importa é que saiba bem :-) Depois digo de minha justiça! Atualização: Já cá canta a dita cuja. Ficou super saborosa, muito embora a base tenha ficado, como parecia, molenguita. Mas ficou bom ao nível do alho. Vou perguntar à "Pizza" como fica a dela. Mas recomendo! Deu para 3 refeições, sendo que estimei entre 350 - 400 kcal por dose (o mal foi não ter pesado todos os ingredientes, pelo que calculei a sentimento, sempre por cima). Ok. Já tive a resposta simpática da "Pizza". A versão dela fica crocante (couve crua picada+ovo+mozarella). Para a próxima experimento assim :-)
Para o pão..que cheirinho bom ficou na casa...usei a farinha intergal do Lidl, juntei também um pouco de farelo de trigo e de sementes de linhaça moídas. Depois de fermentar, costumo polvilhar com sementes, mas desta vez experimentei simples...também tenho comido sementes de abóbora nos lanches pelo que achei que no pão só o iria tornar mais guloso e calórico.

1 comentário: