quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Adoro courgettes :-)

Quem visita o meu cantinho já o deve ter percebido :-)

De facto acho que é um legume extremamente versátil e ótimo para quem tem de fazer dieta.
Para o almoço de hoje fiz uma versão da courgette no forno (http://fazinhaemdieta.blogspot.pt/2012/07/fim-de-semana-ok-e-calor-montes.html), e ficou muito boa (foi na Bimby, mas do modo tradicional há-de ser quase o mesmo). Não consigo formatar e pôr imagens aqui neste pc (e também não tirei foto, mas garanto que ficou mesmo bom!)

Courgette com atum no forno

Ingredientes:

- 1 courgette média
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 lata pequena de cogumelos laminados
- 2 cenouras pequenas
- soja verde (tipo ervilha) congelada – pus uma mão cheia
- 1 cm de gengibre (fresco), descascado e picado
- 15 g de azeite
- sal qb
- polpa de tomate (80g)
- água (pus 80g, devia ter posto mais, ou então vinho)
- pão ralado para polvilhar (pus aromatizado com coentros)

Preparação:

Cortei a courgette em rodelas finas, polvilhei com sal e reservei (para sair alguma água; depois limpei com papel absorvente).
Piquei a cebola, alho, cenoura, e fiz o refogado. Juntei os restantes ingredientes, e cozinhei 10 min, varoma, velocidade 1, inversa.
Num pirex, dispus alternadamente camadas de courgette, recheio, terminando com courgette e polvilhei com o pão ralado. Levei ao forno (pré-aquecido), 180 graus, durante 20 min.
Dá para duas doses. Acompanhei com 1 tomate pequeno e algumas folhinhas de rúcula, só temperado com sal.

Com esta receita consigo cumprir o plano alimentar e não há necessidade de comida desenxabida :-)

Ah, quanto às minhas falhas no 2.º lanche (às x não tomo, pq está em cima do jantar) a nutricionista disse-me para comer por exemplo 1 gelatina (têm poucas calorias). Ontem fiz um pacote daqueles da Royal (tenho de experimentar com agar-agar, fruta e stevia, depois se correr bem, venho cá deixar!), e aproveitei uns frascos de vidro dos iogurtes Emmi, que têm tampinha de plástico.

Hoje ao final do dia tenho de ir buscar o chacito à oficina (passou na IPO, mas ainda assim tem sempre uns amokes), supermercado e tal, mas ainda queria fazer exercício. tenho de aproveitar o pedal, por pouco que seja :-)

4 comentários:

  1. Olá querida Papoila :D

    Eu uso sempre courgette na sopa, e também gosto de comer assada ou grelhada ;) A comida saudável não tem de ser sensaborona, e eu sou o exemplo disso (ou pelo menos tento) ;)

    Beijinhos e fica bem :) Tem um bom resto de dia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! É isso mesmo ;-)
      Ainda não experimentei grelhada, mas há-de ser das próximas experiências. Beijinhos

      Eliminar
  2. tb adoro courgettes :) principlamente salteados sozinhos ou com frango e rebentos de soja. Na próxima semana não vou fazer acupuntura pq vou passar uns dias fora, espero conseguir cumprir a dieta e andar + a pé e de bicicleta, aproveitar oa r livre do campo, já que vou p o alentejo e não há mto + para fazer. perdi 1,700kg em 2 semanas de dieta, sinto-me menos inchada mas a roupa continua justa... Vai dando noticias. Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belas courgettes :-) Hás-de ver a receita da abóbora recheada que pus no último post. Não sei se há algum inconveniente para ti, mas ficou super apetitosa :-)
      Sim, aproveiita o ar livre, umas belas caminhadas com os cheiros e a luz do alentejo, fará se calhar melhor que 300 agulhinhas :-) Claro que vais cumprir a dieta! E 1,700 kg em duas semanas é muito bom! Continua assim! Boa semana! Beijinhos

      Eliminar