sábado, 22 de setembro de 2012

Vida difícil com as gatas, possa!

Finalmente sentada no sofá, para ver se fecho os olhos e me passa esta dor de cabeça.
Bom, cá por estes lados a coisa tá bonita.
A gata da minha irmã (responsabilizei-me por mandá-la operar e agora sou enfermeira de serviço), a Branquinha, tem uma cicatriz enorme, tem um dreno (agora já o tiraram, pq parecia estar a fazer alergia, mas ficou ainda o buraquinho), que ao drenar, cai em cima da patinha e resumindo, tem a pata infetada. Alguns pontos estão bem, outros não sei como vão ficar, porque aquela gorducha, com tanta gordura, até nisso teve azar (por ser mais difícil de cozer, não sei). Bom, dar antibióticos é a loucura, os primeiros só do cheiro começava a espumar. Mas os de agora são uns trambolhos, tenho de partir em pedacinhos, e nem com atirador consigo, é uma sorte ficar algo lá dentro. Não come quase nada, tenho dado comida especial para convalescença, e agora já começou com vitaminas. Lá ver...Para evitar que os pingos do dreno fossem para a pata, vesti-lhe uma rede daquelas para os humanitos, para pôr compressa por baixo. Acho que nem 5 min durou! Ontem na vet, lá tivemos a pôr de novo, e mais umas linhas a ajeitar e está-se a aguentar, embora já quase metade esteja ratado...É um furacão, aquela branca! Funis, tudo fora! Só se aguenta com daqueles molinhos, mas como consegue lamber a pata, não é o melhor, mas é o único que dá (além de que se esconde e é um filme conseguir agarrá-la para desinfetar, dar os comprimidos, etc.).
Quanto à minha gata, a Bauí,como já tinha saudades de andar batida na vet, decidiu arranjar sarna para eu me coçar. Fez uma ferida (pensava eu) há 1 semana ( só me apercebi dela a lamber-se muito), lá perto das "partes baixas". Falei ao tlf com a vet, desinfetei, biafine e tal, mas na 5.ª acabei por ir ao vet com as 2. E o que é que ela tinha? Não sei ainda ao certo, mas deve ter rebentado uma daquelas glândulas perianais (ainda não se tem a certeza), mas acumulou lá fezes! A vet espremeu, saiu imensa porcaria, tadinha, e agora, tem ali um buraquinho para eu (que tenho imenso jeito para estas coisas...!!!) desinfetar todos os dias, com clorexidina, com uma seringa, e enfiar para dentro da ferida, e depois antibiótico local (mais o oral). Mas aparentemente está sequinho, só que como ainda não fez cocó, não sei o que vai acontecer.
Só comigo! para ajudar à festa, a minha irmã foi novamente internada na 3.ª feira e já não tem trabalho... Está bonito, né? Como não tarda tenho auditorias, ando cheia de trabalho, stress e cansaço, e agora ainda tenho de acordar pelo menos meia hora mais cedo para as minhas tarefas de enfermeira. Acho que mesmo com muito boa vontade, exercício só mesmo este, de andar atrás das gatas :-)

Quanto a comes e bebes, ontem ao almoço tive de comer daquelas refeições do desenrasca (salada alface, couve roxa, 2 tomates, atum ao natural, arroz integral, temperado com azeite e sal); à noite sopa com farelo de trigo e um vache que ri. Os lanches e os PA são sempre do mesmo género. Hoje, como tomei o PA mais tarde, já não fiz o lanche a meio da manhã, pois caia em cima do almoço. Como tinha uns restos de espinafres e cogumelos, fiz um estufadinho com cebola, alho, 1 alho francês, 1 courgette, cerca de 8 cogumelos frescos, umas 100 g de espinafres, sal e 1 colher de sopa de azeite. Como fiz na bimbocas, cozinhei 2 hambúrgueres de peru ao vapor. Para acompanhar cozi batatas doces com sal e tomilho.

Ficou assim, este "Estufado de cogumelos com espinafres e outros":


Um bom fim de semana

8 comentários:

  1. O estufado tem mesmo bom aspecto :)

    Espero que a tua irmã melhore e que fique tudo bem com as gatas... É só uma fase, vai tudo ficar melhor :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estava saboroso ;-) Sim, tudo tem de melhorar, só pode! Mas isto das gatas, chiça penico, é cá uma luta para enfiar aqueles comprimidos! Hoje tentei com fiambre. Claro, o fiambre marcho, mas comprimidos que é bom, no chão! Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. As melhoras p a gatinha ;)
    Com isto da dieta farto-me de inventar receitas novas, ontem foi salmão fumado com beringela e courgette, algo q nc imaginei comer em conjunto lol
    Consegui seguir a minh dieta mesmo nesta semaninha de férias. Não foi fácil ver a minha familia comer gelados, batatas fritas, crepes de chocolate, etc etc etc... mas aguentei-me e valeu a pena pq já só me falta perder 8kg! Pelas minhas contas dia 14 de Novembro atinjo o meu objectivo, 56kg!
    Beijinhos e mt força!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Hum..parece-me bem, e como fizeste a beringela e a courgette, grelhaste? Pois, quando quem nos rodeia não colabora (às x é difícil, claro, os outros continuam a sua vida)...Mas já viste que és capaz e está tudo a correr de vento em popa! Continua assim! beijinhos

      Eliminar
  3. Dio mio! Que gatas mais agitadas!
    ;-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita! Monotonia é coisa que não falta cá em casa ;-) Beijinhos

      Eliminar
  4. Que sorte que tenho com os meus bijous (o cão e o gato) que só se lembram de arranjar coisas dermatologicas e que passam bem depressa! Só são valentemente mal educados, mas tb é culpa minha - mimo a mais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Eu cá ao menos é tudo ao mesmo tempo, mai nada!

      Eliminar