domingo, 21 de outubro de 2012

Amanhã a balança vai ser mázinha

Pois é...antevejo uma balança a mostrar quase o mesmo que há uma semana. Não que tenha feito asneirolas no plano alimentar, mas o wc não tem andado a correr muito bem.
Mas não faz mal, porque de cada vez que provo aqueles pares de jeans que estão à minha espera, e já os abotoo na boa, compensa, mesmo que a dita cuja não me mostre ainda os 70's (com umas camisolas larguitas a coisa já daria, eu é que prometi a mim mesma que só as vestiria quando não houvesse banhocas a querer saltar para fora....mas mais uma ou duas semanas e consigo, garanto-vos!).
Quanto a comes e bebes não tenho tirado fotos; exercício físico nem vê-lo, água tudo bem (e bebo chás a montes), sopinhas à noite ok, e em relação às refeições vegetarianas da semana, foi basicamente 2 x do mesmo e ainda não pensei no que vou fazer esta semana.
Então foi assim:

19/10/2012 (6.ª feira)
PA - 8h20: 1 kiwi, pão integral barrado com queijo magro, chá; chá preto
MM - 10h40: 2 ameixas, 2 bolachas de arroz
Almoço - 13h15: estufado com o molho que sobrou das argolas de pota, com 1 tomate maduro, cenoura, pastinacas/pastinagas/cherovias (não conhecia, é parecida à cenoura, mas fica com consistência de batata cozida...não sei se será equivalente em termos de hidratos de carbono. O cheiro é intenso, mas o sabor acabou por ficar o dos temperos, talvez um pouco mais doce, mas muito agradável. Juntei também cebola, alho, 5 g azeite, e bacalhau  depois de cozinhar uns 10 min, levei ao forno 20 min, com pão ralado por cima.  Posso dizer-vos que ficou excelente! Acompanhei de batata doce (pequena); café
Lanche - 17h15: 1 maçã, 1 iogurte aroma magro; 19h00: 2 bolachas de arroz tufado
Jantar - 21h20: salada de canónigos, alface, queijo ricota (cerca de 1/3 da embalagem, à volta de 80 g), polvilhei com sementes de linhaça moídas (não pus azeite).
Água - 2L
WC - médio

20/10/2012 (sábado)
PA - 8h50: 1 kiwi, pão integral com ricotta, chá; café
MM - Fui ao dentista e atrasou-se imenso...não levei nada e ainda por cima tive de esperar 1 hora para comer :-(
Almoço - 13h00: salada com 2 hambúrgueres de frango grelhados, temperados com alho, sal, pimenta e canela (gosto imenso de canela na comida); acompanhei com espirais integrais cozidas; chá
Lanche - 16h15: framboesas congeladas (100g) batidas com iogurte magro aroma; 18h: 1 maçã pequena, 2 bolachas de arroz tufado (hummm...afinal algo fora do normal...acho que foi de ter abancado no sofá a ver tv!)
Jantar - 20h00: sopa com farelo de trigo; atum ao natural
Água - 2L
WC - nada

21/10/2012 (domingo)
PA - 8h30: kiwi, pão integral barrado com ricotta, chá, café
MM - 11h15: 1 ameixa, 2 bolachas de arroz tufado
Almoço - 13h30: argolas de pota estufadas (repetição de 1 almoço desta semana), salada de alface temperada com azeite; acompanhei com batata doce cozida polvilhada com tomilho (tamanho de 1 ovo); café
Lanche - 17h00: iogurte magro de aroma com framboesas congeladas (na Bimby...o tal geladinho)
Jantar - 20h: sopa com farelo de trigo; frango assado (sem peles, sem molho)

Jantar de 21/10/2012
Água: 1,5L
WC - pouco

Para o almoço de amanhã, fiz Lombinhos de pescada com alho francês ao Rosé (na Bimby):

Ingredientes:
- 2 lombinhos de pescada ultracongelados;
- 1 alho francês (parte branca);
- 3 dentes de alho;
- 4 pauzinhos de delícias do mar;
- 10 g azeite (cerca de 1 colher de sopa);
- 50 g de vinho rosé;
- sal, pimentão vermelho, açafrão e gengibre (fresco) qb
Para acompanhar couve-flor e bróculos (e arroz integral)
Modo de fazer:
Cortei o alho francês às rodelas, e refoguei junto com os alhos e azeite, por 5 min (temp. varoma, velocidade colher de pau). Arranjei a couve-flor e os bróculos, e aproveitei o talo deste últimos e cortei às rodelas. Juntei estas rodelas no copo, coloquei os restantes ingredientes. Coloquei a varoma com as couves. Cozinhei 25 min, temp. varoma, velocidade 1, inversa. Dá para duas doses
Ficou assim:

Lombinhos de pescada com alho francês ao Rosé
E quem por aí conhece cherovias/pastinacas/pastinagas? Aqui por baixo nunca tinha visto, mas encontrei no Continente (vindas de Espanha, o que logo à partida para mim é sinónimo de não trazer, apenas porque prefiro o que é nosso...e caríssimas...a cerca de 4€/kg. Só trouxe 2 para experimentar). Do que vi na net, são muito comuns na zona da Cova da Beira, e antes da batata ter sido introduzida na europa, as pastinacas eram o legume utilizado no seu lugar. Parece-me bem, pena é não ser popular, pelo menos na minha zona. Ainda hei-de tentar nos mercadinhos biológicos.

Bom, e para terminar, aqui vos deixo a parte Amor, da relação Amor / Ódio entre as duas gatas brancas (vejam o ar de consolada da minha gata...a da esquerda)
 :-)

video

2 comentários:

  1. As tuas gatas são mesmo fofinhas :D

    Já tinha ouvido falar de cherovias, mas nunca comi! Um dia experimento ;)

    A tua receita parece-me bem ;)

    Beijinhos e tem uma boa semana :D

    ResponderEliminar
  2. A minha balança também não vai ser nada minha amiga amanhã =(
    Eu cá não faço ideia do que são cherovias/pastinacas/pastinagas, mas sa próxima vez que for às compras já vou pesquisar.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar