terça-feira, 19 de junho de 2012

E quase a fazer uma semana

Ora faz hoje à noite uma semana que tomei coragem para me pesar e tirar as medidas (e quase ter um ataque...), e a recomeçar a ter cuidado com a boca...
Mas decidi que o dia ideal para ir controlando os valores é a 4.ª feira, pois geralmente no início da semana estou mais inchada e as medidas podem não ser representativas devido à falta de colaboração do wc ao fds (ontem acho que foi a exceção, pois esvaziei-me totalmente). Além disso 4.ª feira é um dos dias mais produtivos e parece-me bem :-)

Seja como for, o balanço da semana que posso fazer para já é:

- Tive alguma fomeca, quando não fiz um dos lanches a meio da manhã;
- Em algumas noites (madrugada) deu-me uns ratitos, que passaram com 1 iogurte (e acordei sem fome);
- Não bebi sempre o mínimo de 1,5-2  L de água por dia;
- Idas ao WC começaram a falhar, dada a  menor ingestão de gorduras, apesar das fibras...um dos dias tive de tomar biofibra;
- Tive de comer iogurtes gregos que já tinha comprado, que têm cerca de 130 kcal (ainda falta um). São bons, mas têm mtas calorias para esta fase (mas não há cá desperdícios de comida, pelo que tem de ser);
- Não fiz atividade física, o que é grande falha, mas a falta de tempo aliada ao cansaço e à lesão do pé limitam-me um bocado. Mas tenho de conseguir fazer alguma coisa.
- Em termos de confeção de alimentos, não tive grande esforço, dado que duas das refeições ao almoço foram à conta de frango assado, e as restantes foram simples grelhados ou ao vapor, acompanhados por salada. Ao jantar, fui fazendo sopas. Algumas vezes comi, como snack, sementes de abóbora (entre a 10-15 g). É uma boa opção, pois acaba por saciar e fornecer só coisas boas ao organismo ;-)
- Comecei a pôr creme depuralina noite (mas só há dois dias), e de dia Natural Honey especial celulite (pelo menos obrigo-me a hidratar o corpo, não é mau!).

E vamos a registos:

(esta noite não tive ratitio)
PA: pão cereais com queijo tipo Philadelfia (Marca continente) magro com chá de frutos do bosque; café no trabalho
MM: laranja e café
Almoço: igual a ontem (lombinho de salmão ao vapor, salada variada, café)
Lanche: iogurte grego continente natural, com meio pacote de açucar e 6 ou 7 bagas de arando;
Jantar: sopa
Água: cerca de 1,5 L
WC: praticamente nada, também, depois de ontem...

Para o almoço de amanhã (e vai sobrar, claro), inventei a seguinte receita:


Legumada de atum a dar para o "light" (na Bimby):

Ingredientes:
1 cebola média
2 dentes de alho
10 g de azeite
1 pacote de polpa de tomate
2 latas de atum ao natural
1 courgette média (cortar às rodelas)
2 cenouras pequenas (cortar às rodelas)
8 cogumelos grandes (cortar em quartos)

1 couve flor média

Para o molho:
Leite (160 g, mas se quiser que dê para ensopar, fazer o dobro, neste caso apenas deitei sobre a couve)
Becel culinária /10 g)
Farinha integral (10 g)
sal e pimenta qb

Manjericão e oregãos qb
Pão ralado aromatizado (alho e coentros)

Modo de fazer:Separar a couve flor já lavada, em raminhos pequenos, e colocar na varoma;
Picar a cebola e alhos juntar o azeite e cozinhar durante 5 min, temp. varoma, velocidade colher de pau, já com a varoma colocada, para ir cozinhando a couve flor.
Juntar a polpa de tomate (lavei o interior com água para aproveitar os restos de polpa), o atum, courgette, cenouras e cogumelos, sal, e marcar 25 min, temp varoma, velocidade colher inversa, colher de pau.
Deitar a couve flor (ainda não estava totalmente cozida) numa travessa, e deitar o preparado por cima (deitei no meio, com a couve à volta), salpicando com o majericão e os oregãos. Reservar
Sem lavar o copo, colocar os ingredientes para o molho (leite, margarina, farinha, sal, pimenta). 8 min, temp 90 graus, velocidade 4.
Regar tudo com o molho (só reguei a couve, porque não dá muito molho).
Salpicar com o pão ralado, e levar ao forno pré-aquecido a gratinar.

Ficou assim:

Legumada de atum a dar para o "light"

Parece que ficou um pouco seco (talvez se pusesse mais água nos legumes ficasse melhor).
Amanhã digo de minha justiça :-)

Nota: ainda sou uma nabiça a cozinhar com a Bimby, mas tenho de experimentar para ir melhorando, e obviamente tenho de a ter como aliada na alimentação o mais saudável possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário